TURISMO

CABO DE SANTO AGOSTINHO - PERNAMBUCO - BRASIL
O PARAÍSO É AQUI!



É o ponto mais próximo , no litoral sul, de Recife e, nele, está instalado um dos mais importantes complexos industriais e portuários do país, o de Suape. O acesso à região pode se tornar uma aventura à parte se, ao invés de optar pelas rodovias, o visitante resolver chegar de barco às praias do município. A travessia pelo rio Jaboatõ leva à travessia pelo rio Jaboatão leva à praia do Paiva, recanto de adeptos do surfe, das trilhas e das caminhadas.

A culinária do Cabo é bem peculiar. À base de frutos do mar, até os ouriços são aproveitados, e o resultado é um manjar dos deuses. Aratuzada, caranguejada, moqueca de polvo e a tal ouriçada são as grandes pedidas. Outra especialidade são os licores, em especial, os de jenipapo. Nas festas populares, oportunidades para apreciar as riquezas gastronômicas não faltam. A ouriçada, inclusive, dá nome à festa em homenagem a Santa Luzia. Os pescadores reúnem as famílias, acendem várias fogueiras, catam os ouriços e os preparam ali mesmo, na beira do mar.

Uma manifestação folclórica e desportiva da região merece destaque. É a cavalhada. Uma paródia dos campeonatos da Idade Média. Há um torneio equestre, no qual os cavaleiros fazem manobras de guerra, andam em círculos, rodopiam e outras firulas mais. Paralelamente, ocorrem outras competições, feiras de animais e apresentações folclóricas.

O patrimônio histórico e arquitetônico do município é significativo e representado por velhos engenhos, edificações religiosas e fortes. Muito desse acervo encontra-se em ruínas, como é o caso da Capela de São Francisco, antiga igreja do engenho Trapiche, local onde nasceu o Conde da Boa Vista, em 1802. Em frente às ruínas da Capela do Engenho Garapu, encontra-se um cruzeiro em alvenaria e pedra, com uma cruz de madeira. A construção dessa capela é deo século XVII, e o engenho ao qual pertence foi um dos primeiros da freguesia do Cabo. Surgiu no século XVI e foi confiscado pelos holandeses em 1637.

O forte Castelo do Mar foi erguido em 1632, estrategicamente na extremidade sul do Cabo de Santo Agostinho. Hoje, há apenas restos desmoronados da fortificação de sete faces, mas de lá ainda se avista a entrada do porto de Suape, a praia do Paraíso e um cordão de arrecifes.

Outras edificações, contudo, estão em ótimo estado de conservação e são como verdadeiras aulas de história. A igreja de São Miguel, por exemplo, foi construidas nas terras do engenho Novo, fundado por Cristóvão Paes Barreto, antes da invasão holandesa. Já a matriz de Santo Antônio, do século XVIII, foi construida onde surgiu o primeiro núcleo urbano da região. Ao lado direito da qual, existe um pequeno cemitério dos antigos padres, odne está enterrado o corpo de D. Ana Joaquina Paes Barreto, a baronesa do Cabo, morta em 1850. A igreja de Nossa Senhora de Nazaré data do século XVI e está localizada no ponto mais alto do município, ao lado das ruínas do Convento Carmelita, concebido no século XIX e recentemente interditado pelo IPHAN, que estudou e executou obras de recomposição do convento. Outras duas singelas construções do século XVIII complementam este maravilhoso patrimônio: a igreja de Santo Amaro e a capela de Nossa Senhora de Fátima, de onde se descortina uma bela paisagem.

Importante:

O atual município do Cabo de Santo Agostinho teria sido o ponto da descoberta do Brasil. Teses de alguns historiadores afirmam que, três meses antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral a Bahia, o espanhol Vicente Yañes Pinzon atracou em terras pernambucanas, precisamente na bacia de Suape, assinou uma ata de posse e batizou o lugar com o nome de Cabo de Santa Maria de La Consolacion.

O fato teria ocorrido entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro de 1500. O município do Cabo, que integra a região administrativa denominada Região Metropolitana do Recife, foi criado a 27 de julho de 1811.

Localização: Litoral/Mata, microrregião Suape, distante 31 km do Recife.
Á rea: 445 km2
Solo: Rochoso
Relevo: Forte ondulado e montanhoso
Ocorrência mineral: Limonita
Precipitação pluviométrica média anual: 2.148,0 milímetros
População: 160.968 habitantes
Data de comemoração da emancipação política: 09 de julho
Prefeito (a): Lula Cabral (PTB)
Padroeiro: Santo Antônio

Site oficial:

http://www.cabo.pe.gov.br