segunda-feira, 30 de maio de 2011

Enquanto em Pernambuco se fala em Construir Usina Nuclear...

...Alemanha vai abandonar energia nuclear até 2022

Coalizão da chanceler Angela Merkel recua da lei aprovada no ano passado que havia prolongado a vida útil das usinas nucleares até 2036

A Alemanha vai abandonar a energia nuclear até 2022. O compromisso de desligar todas as 17 usinas do país foi assumido na madrugada desta segunda-feira pela coalizão de governo liderada pela chanceler Angela Merkel. Levado a cabo, o plano fará da Alemanha o primeiro país industrializado a abrir mão de uma infraestrutura montada para a produção de energia nuclear.

Conforme o anúncio, as oito centrais nucleares que foram fechadas provisoriamente após o acidente de Fukushima, no Japão, jamais voltarão a abastecer a rede elétrica. Até 2021, a maioria das demais usinas será desligada, e três delas, as mais modernas do país, serão fechadas até o ano seguinte.

Segundo o ministro do Meio Ambiente alemão, Nobert Röttgen, estas três usinas mais modernas devem ser vistas como reserva de segurança, em caso de escassez energética, e seu fechamento em 2021 ou 2022 será decidido somente em 2018.

Com a decisão, tomada na esteira da crise nuclear do Japão, o governo alemão recua da lei aprovada no ano passado que prolongou a vida das usinas nucleares em um média de 14 anos, estabelecendo 2036 como prazo para o fechamento da última central - e revalida decisão tomada em 2000 pela coalizão do então chanceler Gerhard Schröeder, que previa o abandono da energia nuclear em 2021.

Protestos - Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas no sábado em diversas cidades da Alemanha para reivindicar o fim da energia nuclear. Neste domingo, um grupo de ativistas da ONG Greenpeace voltou a protestar em Berlim, pedindo que o prazo fosse antecipado para 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário