quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tecnologia a Serviço do Homem


TV vai emitir odores

14 de julho de 2011 | 9h53
Ethevaldo Siqueira
Imagine o cenário de um jardim florido em sua televisão e você poder sentir o perfume das rosas e manacás. Ou mil outras cenas em que há odores característicos associados à imagem da televisão.
Por mais surpreendente que possa parecer, esse é o objetivo de uma pesquisa que está sendo desenvolvida na Universidade da Califórnia em San Diego em cooperação com a Samsung. Um dispositivo especial emitirá um conjunto de 10 mil odores diferentes.
E mais: a televisão não só emitirá perfumes mas, também, cheiros desagradáveis. Os softwares desenvolvidos já imitam cerca de 10 mil odores criados e catalogados: do mais agradável ao mais repugnante. Da rosa mas perfumada ao gambá mais fétido. Mas, no controle remoto, você reduzir a intensidade dos odores e poderá até desligar o gerador de odores, ou, ainda, selecionar apenas os que são mais agradáveis.
A pergunta de muita gente é esta: “Qual é o objetivo de se adicionar odores à imagem de TV?” A resposta dos pesquisadores é simples: objetivo do novo recurso dos televisores é conferir mais realismo às todas as cenas. Numa praia tranquila você sentirá o cheiro da maresia. Um dos pesquisadores, relembra que, diante de uma cena de uma floresta de eucaliptos ou de pinheiros, você sentirá o perfume dessas árvores. Num tiroteio sentirá o cheiro da pólvora. Num incêndio, cheiros de produtos químicos queimados.
Já existem fábricas de perfume pensando em anúncios mais convincentes. Ou mesmo dos fabricantes de amaciantes de roupa ou desinfetantes domésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário