segunda-feira, 13 de junho de 2011

E os Políticos do Brasil ainda falam em Energia Nuclear

Itália faz gol de placa contra nuclear
Postado por jtinoco - 13 - jun - 2011 às 15:41
*Por: Pedro Torres


A população italiana foi às ruas mostrar novamente – e de forma esmagadora – que é contra usinas nucleares em seu território. O país agora se junta à Alemanha e Suíça que também anunciaram oficialmente o fim de seus programas.
Trata-se de uma vitória histórica do povo italiano que foi em peso às urnas (maior comparecimento desde a última consulta popular em 1995) dar um recado claro e direto: não a usinas nucleares.
É a segunda vez que, por vontade popular, o país enterra o fantasma para bem longe – já o havia feito em 1987 quando desligou três reatores (Caorso, Trino Vercellese and Latina; um outro já havia sido desligado em Garigliano) e impediu a construção de dois novos em Montalto di Castro.
O resultado do referendo, com a expressiva marca de mais de 95%, anula a lei aprovada ano passado que reiniciava o programa nuclear da Itália.
Por aqui o governo ainda não deu sinais que pretende cancelar Angra 3 e descomissionar Angra 1 e 2. Precisamos investir em energia limpa para o Brasil, como a eólica, solar e biomassa. E chutar para bem longe essa sombra nuclear que ainda ronda nosso país. Hoje os italianos fizeram um gol de placa!

* Pedro Torres é da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace no Brasil.

Comemoração do Greenpeace na Itália pelo resultado do referendo. No cartaz, os dizeres "Fechamos as nucleares"

Nenhum comentário:

Postar um comentário