quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ambientalistas apóiam decisão da Prefeitura do Cabo e cobram debate sobre a instalação de termoelétrica

Escrito por Inaldo Sampaio
01 de Junho de 2011 às 15:31:28

Integrantes de entidades ligadas ao meio ambiente liderados pelo movimento Eco-Vida, junto com representantes da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, visitarão nesta quinta-feira, às 10h30, as obras da termoelétrica Suape II, que está sendo construída no município.
O Eco-Vida apóia a decisão do prefeito Lula Cabral (PTB), que decidiu embargar as obras pela não apresentação de documentos como o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). O grupo anunciou, ainda, que decidiu solicitar uma audiência pública para que a população cabense possa ser informada sobre como a termoelétrica vai funcionar e os riscos de saúde que as pessoas podem correr.
Segundo Sérgio Belo e José Luís Sobrinho, do Eco-Vida, a luta do grupo foi reforçada com o trabalho do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência da Universidade Federal de Pernambuco, Heitor Scalambrini. Para eles, nenhuma documentação foi apresentada a prefeitura. Além disso, os integrantes do movimento também questionam a decisão da Justiça que decidiu pela continuidade da obra mesmo após ela ter sido embargada por determinação do prefeito Lula Cabral. Os ambientalistas concordam com o embargo e entendem que a medida vai trazer prejuízos à população.
“Para se ter uma ideia, se a termoelétrica começar a funcionar vai produzir cinco mil toneladas de gás carbônico por dia”, explicou o professor Heitor Scalambrini, ressaltando que essa e outras informações importantes sequer foram repassadas para a população do Cabo de Santo Agostinho. Ele considerou “sensata” a decisão do prefeito Lula Cabral de inicialmente embargar a construção da termoelétrica, pois “o poder público precisa sempre zelar pelo meio ambiente e garantir a saúde das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário